Como pode haver três pessoas em um Deus?

Dios-Trino-IACH-1024x947-702x401

Como pode haver três pessoas em um Deus e, ainda assim ele ser apenas um? Isso não é uma contradição? Tudo o que não leva a crer que se Deus é um, não pode ser três ou se é três, não pode ser um? Mas ele não pode ser três em um ao mesmo tempo. Seria uma violação da lei básica de pensamento, a saber, a lei da contradição.

Para início de conversa, a crença cristã na Trindade, três pessoas em um Deus, não é uma contradição.  Uma contradição acontece quando algo é, ao mesmo tempo e  no mesmo sentido, tanto A quanto não A.  Deus é tanto três quanto um ao mesmo tempo, mas não no mesmo sentido. Ele é três pessoas, mas em uma essência. Ele é três pessoas, mas apenas um em essência.

Seria contradição dizer que Deus tem três naturezas em uma natureza ou três pessoas em uma pessoa. Mas não é uma contradição reivindicar que Deus em três pessoas em uma natureza. Deus é como um triângulo. Ao mesmo tempo em que possui  três cantos, todavia, é apenas um triângulo. Cada canto não é a mesma coisa que o triângulo como um lado. Ou ainda, Deus é como um elevado ao cubo (13). 1x1x1=1. Deus não é 1+1+1=3, que é triteísmo ou politeísmo, Deus é um Deus  manifesto eterna e simultaneamente em três pessoas distintas.

Deus é amor (1 João 4.16). Mas para ter amor deve ter uma pessoa que ama (Pai), uma pessoa amada (Filho), e um espírito de amor (Espírito Santo). Portanto, o próprio amor é uma Trindade.

Outra ilustração de Trindade é que Deus é como minha mente, ideias e palavras. Há uma unidade entre elas,entretanto, elas são diferentes uma das outras.

Claro, a Trindade é um ministério. Ela vai além da razão sem ser contra a razão. Podemos apreender o conceito, mas não entendê-lo por completo. Como alguém sabiamente disse:”Se tentássemos entender Deus por completo, podemos perder a razão [mente], mas se não acreditarmos sinceramente na Trindade perderemos a alma”.

2 comentários

  1. Oi, gostei bastante da postagem que expressa muito bem o conceito sobre a trindade, mas gostaria de ver mais um pouco sobre triunidade. Que a paz estejam com todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s