Cientista ex-ateu escreve livro sobre sua conversão a Cristo; “Eu descobri que há uma harmonia maravilhosa nas verdades complementares da ciência e da fé”.

140207_collins
Francis Collins, o homem mais poderoso da ciência norte-americana faz questão de professar publicamente a fé cristã. Confira sua entrevista dada à CNN.

 

Por que é que este cientista crê em Deus?

Eu sou um cientista e crente, e não vejo qualquer conflito entre aquelas visões do mundo.

Como director do Projecto do Genoma Humano, eu conduzi um consórcio de cientistas para ler as 3,1 biliões letras do genoma humano, o nosso próprio livro de instruções de ADN. Como crente, eu vejo o ADN, a informação molecular de todas as coisas vivas, como linguagem de Deus, e a elegância e complexidade dos nossos próprios corpos e o resto da natureza como reflexo do plano de Deus.

  Eu não abracei sempre estas perspectivas. Quando me formei em Físico-Química nos anos 70, eu era ateu, não encontrando qualquer razão que postulasse a existência de quaisquer verdades fora da matemática, física e química. Mas depois fui para uma escola médica, e deparei-me com as questões da vida e da morte nos leitos dos meus pacientes. Desafiado por um desses pacientes, que me perguntou, “O que crê, doutor?”, comecei a procurar respostas.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Tive de admitir que a ciência que eu amava era impotente para responder a questões como, “Qual o significado da vida?” “Porque estou aqui?” “Porque é que a matemática funciona, de qualquer modo?” “Se o universo teve um começo, quem é que o criou?” “Porque é que as constantes físicas no universo estão tão rigorosamente sintonizadas para permitir a possibilidade de formas de vida complexas?” “Porque é que os humanos têm um sentido moral?” “O que é que acontece depois de morrermos?”

Sempre assumi que a fé estava baseada em argumentos puramente emocionais e irracionais, e fiquei atónito ao descobrir, inicialmente nos escritos do académico de Oxford, C. S. Lewis e subsequentemente em muitas outras fontes, que uma pessoa podia edificar uma defesa muito forte para a plausibilidade da existência de Deus em bases puramente racionais. A minha antiga asserção ateia de que “Eu sei que Deus não existe” emergia sem a mínima defesa. Como o escritor Britânico, G. K. Chesterton, ilustremente assinalou, “O Ateísmo é o mais ousado de todos os dogmas, pois é a afirmação de uma negação universal.”

Porém a razão apenas, não pode provar a existência de Deus. A fé é razão mais revelação, e a parte da revelação requer que uma pessoa pense com o espírito como igualmente com a mente. Tu tens de ouvir a música, não apenas ler as notas na pauta. Por fim, é requerido um salto de fé.

Para mim esse salto aconteceu nos meus 27 anos de idade, depois de uma busca de aprendizagem sobre o carácter de Deus me ter conduzido à Pessoa de Jesus Cristo. Eis uma Pessoa com assinalável forte evidência histórica da Sua vida, que fez declarações impressionantes sobre o amar o próximo, e cujos clamores sobre ser o Filho de Deus pareceram exigir uma decisão sobre se Ele estaria iludido ou certo. Depois de resistir por quase dois anos, descobri que era impossível continuar a viver num tal estado de incerteza, e tornei-me seguidor de Jesus.

Eu descobri que há uma harmonia maravilhosa nas verdades complementares da ciência e da fé. O Deus da Bíblia também é o Deus do genoma. Deus pode ser encontrado tanto na igreja como no laboratório. Ao investigar-se a criação majestosa e tremenda de Deus, a ciência pode de facto ser um meio de adoração.

Nota:
Collins escreveu o livro “A Linguagem de Deus” (editado em Portugal pela Presença). O título do livro “A Linguagem de Deus”, surgiu de uma declaração do presidente americano Bill Clinton ao anunciar a finalização da 1ª fase do Projecto Genoma em 2000: “Hoje estamos a aprender a linguagem com que Deus criou a vida.” Também ficou célebre esta sua frase: “Eu acredito que o ateísmo é a mais irracional das escolhas.” (Revista Veja, Edição 1992 – 24 de Janeiro de 2000

4 comentários

  1. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, a terra e tudo que nela existe quem somos nós para não acreditar nesse poder incomparável que transcende todo poder que nela possa existir?Que Deus abençoe esse belíssimo testemunho e sirva de exemplo para quem se diz ateu. Parabéns irmão em Cristo.

  2. As teorias também nos aproximam da verdade.
    Quem foi que disse que a fé é somente um trabalhar espiritual, que se alimenta apenas nos planos espirituais?
    Não é verdade, pois a fé também se fortalece nos conhecimentos físicos e palpáveis, admitidos no âmbito material.
    Para ter fé é preciso crer na veracidade de fatos que nos dão um conceito lógico e verdadeiro, de certo que quanto ao desconhecido é razoável pendermos para uma fé mais espiritual e ainda assim alguns fundamentos conscientes norteiam nosso raciocínio lógico.

    Neste estudo vou mostrar diante da Teoria da Lógica que a Teoria da Criação é fundamentalmente mais correta que a Teoria do Evolucionismo.
    Sabemos que a Teoria da Criação está fundamenta nos estudos Bíblicos que diz que o criador do Universo é Deus, enquanto a Teoria do Evolucionismo diz que o mundo foi criado a partir de uma partícula do tamanho de uma cabeça de alfinete, que ao explodir, formou todo o Universo.
    Para compreendermos melhor os fundamentos destas teorias precisamos conhecer outras teorias tão importantes quanto para definirmos uma lógica plausível de confiabilidade. Para isto vou tentar sintetizar com a maior praticidade possível.

    Teoria da Lógica ? é a ciência do raciocínio correto.
    Diante da Teoria da Lógica devemos entender que tudo que existe se inicia primeiramente por uma observação, depois passa por uma experiência e por fim chegará a uma conclusão. A observação é feita por uma pessoa, a experiência é determinada por uma lei e a conclusão é o fato resolutivo, o resultado.
    Um exemplo é a Teoria da Gravidade, onde por volta de 1665, Isaac Newton observou a queda de uma maçã de uma árvore e sugeriu que a força que puxa a matéria para a terra é a mesma força que mantém a lua na sua órbita à volta da terra. Observação/Pessoa ? Isaac Newton, Experiência/Lei ? observação da queda da maçã através da força gravitacional, Conclusão/Fato ? Lei da Gravidade.
    Conforme a Teoria da Lógica, podemos observar que diante das duas leis, tanto a da criação como a da evolução não houve quem observasse, pois nem na criação onde Deus foi o protagonista e nem onde no Big Bang, havia quem estivesse lá para observar e relatar a veracidade dos fatos.
    Mesmo assim ao continuarmos nosso estudo iremos chegar ao mais próximo de uma lógica construtiva deste fato e determinar qual seria a teoria mais palpável.
    Não houve quem observasse, mas logicamente houve uma conclusão que me parece mais lógica. Como pode uma partícula do tamanho de uma cabeça de alfinete explodir e se transformar neste Universo gigantesco e surpreendentemente organizado com a formação do oxigênio, planetas e estrelas, sem dizer do planeta terra com seus rios, mares, vegetações, animais e toda humanidade com detalhes na formação do organismo, membros, órgãos e a ainda a complexibilidade do cérebro humano. Será que tudo isto veio de uma explosão? Vamos atentar logicamente para este fato, que eu saiba o resultado de uma explosão é desorganizado e nunca organizado. Ao explodirmos um saco de cimento jamais poderá produzir uma casa com paredes, chão e teto? Ou ao colocarmos uma bomba numa lata de tinta, o resultado pode ser da visão de um quadro do Michelangelo. Isto é totalmente ilógico. Quem acendeu o fósforo para iniciar esta explosão? De onde surgiu esta partícula?

    Teoria da Biogênese – Biogênese ou Biogénese é uma Lei biológica segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva. Diante desta teoria uma partícula sem vida jamais poderia resultar em uma atmosfera constituída de tantos seres vivos como a nossa terra, já um Criador que diz ter feito o homem e mulher sua imagem e semelhança parece-me muito mais lógico diante desta teoria. Uma pedra jamais se tornará uma tartaruga. Deus é vida para formar outra vida.

    Teoria do Termo Dinâmica ? A teoria do Termo Dinâmica estuda o calor e o movimento determinando a variação das propriedades de um sistema quando este passa de um estado de equilíbrio para outro e assim aquilo que foi criado deve manter-se em constante degradação. Além disso, dentro da Teoria do Termo Dinâmica, estuda-se a cinética que diz que aquilo que é inorgânico não pode se tornar orgânico, ou seja, aquilo que não tem vida jamais resultará em vida.
    Diante desta lógica podemos afirmar que o planeta está em constante degradação, conforme as escrituras bíblicas e não quando imaginamos que uma partícula em explosão e em completa degradação consegue se organizar em constante evolução. Não é isto que tenho presenciado. O mundo verdadeiramente está caminhando em passos largos para uma incontestável degradação. Diante da cinética também se contesta como uma matéria sem vida tornou-se e transformou-se em vida. Assim torna-se totalmente ilógico a Teoria da Evolução.

    Teoria da Causa e do Efeito – Teoria defendida pelo sábio Isaac Newton (1700), que mostra a ação e suas consequências. Esta teoria define que toda causa é maior que o efeito e todo efeito jamais será superior à causa, colocando a causa como principal e o efeito como um reflexo da causa. Causa > Efeito ou Efeito < Causa.
    Mais uma vez conseguimos sintetizar esta teoria quando transferimos a lógica para a Teoria da Criação que diz que Deus é maior que sua criação e que na Teoria da Evolução uma partícula do tamanho da cabeça de um alfinete é infinitamente menor que todo o Universo, transgredindo totalmente a lógica da Teoria da Causa e do Efeito.
    A Bíblia ensina muito antes da aceitação desta teoria, a lei da semeadura, que diz que tudo que se planta, se colhe. Ao plantarmos limão jamais nascerá laranja ou quem planta ódio colhe desgraça e quem planta caridade colhe amor.

    Quanto mais leio a Bíblia, mais vejo lógica nas coisas de Deus.
    Quanto mais estudo o mundo e suas teorias, mais confirmo que Deus é verdadeiro.
    Albert Einstein disse: O universo é produto de um grande criador.
    Jesus Cristo disse: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Jo 8.32
    O conhecimento é o principio da fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s