Algumas objecções ao empirismo.

 

11_empirismo_jon_locke_01_d

O empirismo, como você sabe, é uma doutrina que valoriza especialmente o conhecimento que vem da experiência prática, ou seja, que pode ser testado e repetido em laboratório.

Nesse sentido, a ideia de que a água ferve a cem graus centígrados é mais digna de créditos que a teoria da relatividade de Albert Einstein, pois a primeira pode ser provada e testada várias vezes, enquanto a segunda baseia-se apenas numa lógica que não pode ser avaliada por meio de um simples procedimento laboratorial.

Esse método foi inicialmente proposto por um cientista assumidamente cristão, por volta do século XV, da era cristã. Seu nome? Francis Bacon. Bacon foi um grande cientista britânico a quem é ortogrado o título de Barão e também é considerado como o “pai do método científico” ou “o pai da ciência moderna”.

O seu modelo empirista é utilizado, inclusive, por muitos cientista cristãos no desenvolvimento de remédios (inclusive naturais), máquinas, alimentos e fabricação de produtos industriais. Porém, devemos lembrar de que esse processo não deve ser considerado o único caminho para descobrir a realidade que nos cerca. Aliás, ele só serve para alguns tipos de experiências científicas. Em História, Arqueologia ou Paleontologia, por exemplo, verifica se que é impossível repetir o processo que deu origem ao petróleo ou causou o fim dos dinossauros. Nem por isso podemos dizer que essas disciplinas sejam falsas ou menos científicas que a repetição sistemática de um procedimento químico.

Portanto, saiba que uma coisa não se torna irreal apenas porque não pode ser empiricamente analisada. O amor, a paz, a compreensão são elementos reais que ninguém jamais tocou ou analisou. Você, por exemplo, saberia dizer qual o tamanho da paz? E que cor tem a compreensão? Qual o formato do amor? Você só pode compreender essas realidades por meio de relacionamento com o próximo e nunca por meio de um tubo de ensaio.

O mesmo se pode dizer de Deus. Ele é o Ser mais real que existe no Universo. Mas não espere poder analisá-Lo por intermédio de um microscópio ou qualificá-Lo com cálculos matemáticos. Deus está acima de tudo isso. Sua experiência ocorre no coração humano e cada um pode experimentá-Lo pela fé. Basta querer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s