Cientistas britânicos não gostam de Richard Dawkins, afirma pesquisa.

richard-dawkins-800x430
A investigação sobre a imagem pública da ciência nem sequer perguntou sobre o professor ateu, mas de toda forma recebeu uma resposta.

Um novo estudo afirma que a maioria dos cientistas britânicos não gostam de Richard Dawkins. Os cientistas  argumentam que ele deturpa a ciência e está enganando o público.

A crítica ao biólogo evolucionista britânico surgiu repetidamente em um novo estudo que visa a compreensão pública da ciência e como os cientistas se sentem quando são retratados na mídia.  A pesquisa foi publicada em uma edição recente da Public Understandings of Science como parte de um estudo mais amplo que analisa como os cientistas se sentem em relação à religião.

Como parte do estudo, os pesquisadores realizaram uma pesquisa com mais de 20.000 cientistas de oito países. No Reino Unido, os pesquisadores pesquisaram 1.581 cientistas aleatoriamente. A revista, então, entrevistou com mais ênfase 137 desses cientistas para ver o que eles pensavam.

Embora Dawkins não fizesse parte do processo da entrevista, e os pesquisadores não perguntaram sobre ele, 48 dos 137 cientistas britânicos que falaram, mencionaram Dawkins em seus discursos. Dos 48 que o referenciaram, 80 % disseram que Dawkins deturpava ciência e cientistas em seus livros em discursos públicos.

Alguns dos cientistas entrevistados  eram religiosos, e assim se poderia esperar uma postura contra a oposição frequentemente vociferante de Dawkins à religião. Mas mesmo os cientistas que não eram religiosos afirmaram que o trabalho de Dawkins tendia a superestimar as fronteiras do que a ciência pode e deve examinar.

A crítica comum era de que Dawkins é demasiadamente duro em sua crítica à religião. Um professor não religioso de biologia classificou-o como “ateu fundamentalista”. “Ele se sente compelido a levar a evidência muito além do que outros cientistas considerariam possível …”

Outro descreveu seu trabalho como ” basicamente uma cruzada”, e disse que, embora tivesse razão, seu trabalho era “deliberadamente projetado para alienar  pessoas religiosas”.

Um físico não religioso disse que Dawkins é “muito duro sobre a forma como ele ojeriza a religião”. “Como um cientista  você tem que ser muito aberto, e eu estou aberto à crença das pessoas … Eu não acho que estamos em posição de negar qualquer coisa, a menos que seja algo que esteja dentro do escopo da ciência…”

Dawkins foi muito criticado publicamente por colegas anteriormente. Em 2014, o professor de Harvard EO Wilson disse que Dawkins não era um cientista, mas sim um “jornalista”, implicando que ele não teria feito qualquer trabalho próprio.

“Não há nenhuma disputa entre eu e Richard Dawkins e nunca houve, porque ele é um jornalista, e os jornalistas são pessoas que relatam o que os cientistas encontraram e os argumentos que eu tive foram realmente com cientistas fazendo pesquisas”, disse Wilson Durante uma entrevista no Newsnight.

Link da matéria em inglês: http://migre.me/vwHJG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s